sábado, 17 de janeiro de 2009

Sociedade "Confiança" e Gestão de Vendas

1) O tema da Confiança e os elementos culturais associados ao comportamento humano são iguais em todas as Sociedades? 2) Se não são quais as diferenças? 3) Quais os impactos que diferentes comportamentos ao nível das sociedades têm nas relações Comerciais - entre vendedor e cliente (o que quer que isso seja – interno, externo, etc..); Existem sociedades onde os comportamentos oportunísticos são mais comuns? E qual o impacto que estes comportamentos têm nas organizações e por decorrência no processo de venda? E por parte dos Clientes? E nas relações intra-empresa – dentro do Grupo – nomeadamente na liderança comercial? As relações de confiança são geradores de maiores e melhores resultados nas equipas comerciais? Existe evidência empírica entre sucesso comercial e nível de confiança intra-organizacional?

Proponho-me reflectir sobre estas questões!

1) Francis Fukuyama escreveu um livro em 1996 “Confiança – valores Sociais & Criação de Prosperidade” que explicava a correlação positiva entre níveis de desenvolvimento das Sociedades e o seu nível de Confiança. Portugal fica situado no quadrante onde se associa o baixo nível de desenvolvimento ao seu baixo nível de Confiança.

Pedro Saragoça

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