sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

mash UP



mashup é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. mashup is a song or composition created by blending two or more songs, usually by overlaying the vocal track of one song seamlessly over the music track of another. mashup é misturar, sobrepor, combinar vários layers obtendo uma nova forma criativa.

as novas tecnologias de comunicação funcionam de forma similar: são layers que se vão sobrepondo e constituindo uma massa extensa de comunicação com o cliente. um mashup de canais que facilitam e aproximam, mas também, que exigem mais cuidado e mais rapidez. e critério.

no inicio da comunicação - as feiras - o vendedor falava individualmente com cada cliente. ao longo da história foi-se massificando a comunicação, os canais, as formas de publicidade. ironicamente - ou não - as novas tecnologias fazem regressar-nos ao ponto de partida: falamos de novo directamente com cada cliente. e melhor ainda, o cliente também fala connosco no mesmo momento. dialogamos.

para confundir mais as coisas, o mashup chega a existir dentro dos mesmos canais. o facebook serve para falar com amigos: ' helps you connect and share with the people in your life'. confere. mas também serve para criar uma rede de clientes, ou uma rede de parceiros. ou simplesmente para publicitar um evento, um serviço. ou perfeito, serve para os nosso clientes nos publicitarem: a zilian vai conceder 50% de desconto, se até dia 16 de dezembro, tiver mais de 1500 fãs - isto foi simplesmente colocar as clientes a venderem a marca entre si. e contentes, presume-se.

recapitulando: temos n layers de tecnologias de comunicação disponíveis, e dentro de cada canal temos n formas de comunicar. a tentação é então estar em todos, falar em todos. mas agora, mais que nunca, há que saber criterizar onde estar. e fundamental, saber que mensagem divulgar. a mensagem, o valor que se quer transmitir, é essencial num mundo onde cada palavra é lida, vista, ouvida, em mil canais, por mil formas, sem controle para com quem, onde e quando comunicamos.

no fundo, para o cliente, é a essência da mensagem que fica no fim do dia. as tecnologias são 'apenas' o meio de contacto. esse contacto é agora facilitado e divulgado em escala e rapidez, entregue porta-a-porta. mas se a essência da mensagem não é comum em todos os contactos, o cliente deixa cair a confiança. deixa cair o vínculo.
tal como na musica, por mais batidas que se sobreponham, é a essência do ponto de partida que ouvimos: o saxofone perfeito de 'take five' que marca a base onde a revisão moderna encaixou.

mashup listening: david brubeck+radiohead
post by José Damião.

1 comentário:

Ana Rita Lobão Serejo disse...

Qual será então a melhor forma de conseguirmos demonstrar a uma marca como vale a pena entrarmos neste mundo do online? É tudo verdade o que dizes mas, hoje, nem todas as empresas apostaram na Internet porque o receio é também palavra de ordem.