quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

VOTOS DE UM ÓPTIMO ANO DE 2009 E PROPOSTA DE ESTRATÉGIA COMERCIAL PARA QUE ISSO ACONTEÇA

Para 2009, desejo-vos muito sucesso.

No meu caso, tenho algumas estratégias pessoais para que o próximo ano o traga efectivamente.

Dessas, destaco uma que, usa uma metodologia comercial e que, vos recomendo que implementem: a da Desqualificação e da Qualificação de uma oportunidade.

O meu raciocínio é simples:

- Desqualifiquem como eu já fiz a Macroeconomia, de onde só recebemos diariamente más notícias e desincentivos; e,

- Qualifiquem a Microeconomia que, de facto, está ao nosso alcance influenciar e assim criar o desejado sucesso.

Tudo isto, criando muitos e fortes afectos com franco uso da tecnologia disponível, como nos recomendam os docentes da Disciplina de Tópicos Avançados de Direcção Comercial.

Despeço-me até para o ano, pedindo-vos a todos que aceitem os meus,

Melhores cumprimentos e um,

Forte Abraço a todos os colegas dos Complementos Grau de Mestre em Marketing e aos professores Luís Justino e Rogério Canhoto.

Valter Alcoforado Barreira
valteralcoforadobarreira@hotmail.com
telm. + 351 91 625 06 00

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A venda deverá ser sempre consultiva?

A propósito da "boa" discussão acerca da venda consultiva, na aula da passada sexta-feira, dia 5/11, venho partilhar uma teoria de vendas defendida por Neil Rackham e John De Vincentis, baseada na segmentação do esforço de vendas por valor e que, basicamente, divide os clientes em três tipos:

- De Valor Intrínseco: "Entendem bem o produto e sabem como usá-lo. Tratam-no como uma commodity e rapidamente o trocam por outro da concorrência". Neste caso o tipo de venda deverá ser TRANSACIONAL (A força de vendas agrega pouco ou nenhum valor).

- De Valor Extrínseco: "Estes interessam-se por soluções e aplicações, estão dispostos a investir tempo e esforço no custo de trabalhar com vendedores para criar soluções customizadas. Para estes os vendedores (consultores) são realmente capazes de criar valor" Neste caso aplicar-se-á a venda consultiva.

- De Valor Estratégico: "Neste caso é quase impossível dizer quem está a vender e acomprar. É uma relação entre iguais que trabalham juntos para criar um extraordinário nível de novo valor" Para esta situação o sugerido é a venda empreendedora.

Para quem tiver curiosidade em explorar esta temática, deixo dois links, um para documento powerpoint com mais alguma informação e outro para o livro do autor referido anteriormente. "Rethinking the Sales Force: Redefining Selling to Create and Capture Customer Value" Existe versão brasileira.